segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Último dia em Hoi An e viagem até Nha Trang

Olá,

No última publicação ainda estava em Hoi An, pelo que começo este post por vos contar como foi o meu último dia ali, antes de partir para Nha Trang, onde me encontro neste momento sentado na minha bela cama king size por uns modestos 3,5 doláres a noite.... nada mau.

Fui de mota sozinho até perto de Danag ver uns templos muito giros, e sim sozinho porque aqui o pessoal já está farto de ver templos uma vez que já viajam desde a Tailândia e então não consegui convencer ninguém a vir comigo... Isso aliado às leves dores de cabeça sentidas nessa manhã (razões desconhecidas...). Seguem algumas fotos do que vi por lá. Era de facto mesmo muito fixe e estava um dia brutal pelo que tornou tudo melhor e tornou-me a mim num gajo bem suado e nojento. Aquilo era numa montanha não muito grande mas ainda se subia uns bons degraus e estava assim tudo misturado com árvores e plantas bem verdinhas e bonitas. Havia também assim uns templos dentro de grutas espectaculares, pelo que curti molhes!

À tarde fui descansar para junto da piscina do hotel... Nada mau para um modesto hotel de 6 doláres. É cara a vida por aqui...

À noite foi a tal noite das luzes mas que na verdade foi um bocado desilusão. O problema foi meu que estava a espera de ver tipo balões de papel com velas no interior que voam, o rio cheio de velas a flutuar em pedaços de papel, música e tal... Massss não. Não havia balões e eram meia dúzia de velas a flutuar rio abaixo. Quer dizer, foi giro na mesma mas as expectativas eram demasiado altas... Classic mistake!! Depois foi sair novamente para no dia seguinte estar fresquinho para a viagem!

Chegada a manhã e depois de retomadas as energias com umas belas panquecas com banana, lá nos fizemos à estrada! Este primeiro troço não era assim nada de especial em termos de paisagens e fomos directos a umas ruínas de uns templos hindus que creio serem dos séculos X - XI, My Son. Julgo que eram mais ou menos do mesmo povo que ergueu angkor wat mas na verdade posso estar praqui a mandar a maior bujarda em termos de história e cultura (perdoem a minha santa ignorância). Bem fixe as ruínas, especialmente pela localização, assim no meio de floresta densa, muto lindo mesmo!!

Acabada a aula de história, lá nos montamos nas nossas burras e prosseguimos caminho. Bem agora vai ser a parte em que vou criticar o google maps e especialmente o menzinho que calcula os tempos de viagem.. É assim, no mundo dito desenvolvido até pode funcionar muito bem mas aqui nem todas as estradas são digamos estradas, porque algumas são autênticos caminhos de cabras. Um troço de uns meros 20 km levaria o quê... 30 a 40 min.... Nós levamos 3 horas e meia!! Lama, pedras, perdidos no meio de aldeias em que o pessoal nos olhava do género, "o que é que estão estes patos bravos aqui a fazer?!", enfim deu para tudo menos para fazer os km's que tanto precisávamos fazer.. A certa altura a mota, de tão quente estar de andar na lama e sempre a embraiar, etc, já lutava para ligar sempre que a deixava descansar um bocado... Nessa altura pensei mesmo, "bem... se a gaja se vai a baixo de vez estou f....o" (perdoem a linguagem mas na altura já estava a ficar pouco confortável uma vez que estava já a ficar noite e nós continuávamos por meio de nenhures a lutar por prosseguir para algum sítio que desse para dormir..). Mas finalmente lá chegamos a uma aldeia que tinhas sítios onde ficar e assim foi, largamos a âncora e descansámos. Ao sairmos para jantar fomos percebendo que éramos verdadeiros "rock stars" ou simplesmente "aliens" naquela povoação, de tão poucos turistas receberem por ali. "Hello!!! What's yo name?! Whe you fom?", eram frases comuns ao passarmos pela rua, o que foi muito engraçado pelo que nunca me tinha sentido tão bem recebido até então desde que aqui cheguei. Jantados, começamos a caminhar em direcção ao nosso luxuoso hotel (cama sem colchão e lençol feito de madeira??...), até que nos deparamos com um grande grupo de locais bebendo a sua jola (ou melhor, as suas!! e já eram muitas pelo estado dos rapazes...), que nos vez grande festa e vez questão que nos sentássemos com eles. Aqui foi uma das melhores noites que tive até agora!! Ninguém falava puto de inglês e no entanto, todos nos tratavam super bem, não nos deixaram pagar nada, brindes por tudo e pelo Vietnam, fruta oferecida, danças ao som de músicas locais (presumo eu..), enfim, tudo o que o álcool traz de bom estava ali! Fizeram-nos cantar, dançar, beber, comer, enfim.... foi brutal!!! Tenho vídeos que mostram um bocado isto mas aqui a net é bem rasca pelo que me é impossível partilhar. Em casa depois vêem!! Seguem algumas fotos do que se passou!

No dia seguinte levantámos bem cedo e fizemos ao caminho com o intuito de fazer cerca de 300 km até Pleiku. Uma jornada longa mas que no final foi mesmo... Awesome!!!! Paisagens lindas, bom tempo, boas estradas, pouco trânsito..... apenas sorrisos e gargalhadas feito parvo enquanto guiava na minha a cantar em voz alta e a plenos pulmões a música "Bornnnnnnn to beeeeeee willllllllllllllllllllllllllllddddddddd!!!!". Foi simplesmente lindo!!!

Chegados a Pleiku, depois das normais formalidades como check in, duche, mandar um fax, fomos jantar fora (como sempre diga-se... Come-se sempre fora por estas bandas) a um belo restaurante em que nos deliciámos com galinha frita "KFC style", assim como bife de vaca bem suculento e tenrinho, mesmo muito bom, e depois fomos passear até ao centro da cidade onde existe uma estátua enorme de Ho Chi Mihn (líder da revolução cá do sítio e herói nacional), onde estavam muitos locais onde mais uma vez não passámos despercebidos, pelo que nos sentimos novamente como o CR7.

No dia seguinte, novamente levantar cedo e fazermos-nos à estrada para mais uma tirada longa (+- 300 km), até ao nosso destino que era Nha Trang. E aqui a coisa ficou preta novamente. Foram cerca de 200 km de estradas em obras, em brita, com buracos, com trânsito e condutores de autocarros simplesmente com o pensamento (eu sou grande ptt sai da frente se não queres morrer), pó, muito pó, muitos tremores, tantos que já tinha o cu feito em papa, um furo, uma fuga de óleo que estava a ver que já tinha escavacado a mota toda... Enfim, não foi de todo um dia agradável mas lá se fez e lá chegamos já de noite a Nha Trang onde outros amigos nos esperavam!

Nha Trang é uma estância balnear assim bem diferente do resto do Vietnam que já vi, com prédios altos, bares, restaurante a torto e a direito, russos por todo o lado (algumas russas bem jeitosas também!), motas de água na praia, serviços de praia, piscinas na praia... Bom mas é algo mais comum e demasiado turístico, pelo que foi fixe mas nada de outro mundo. Pelos vistos os russos curtem molhes disto e ptt estão cá sempre batidos a gastar os seus rublos! Foi bom apenas descansar na praia o dia todo, beber um coca colinha, curtir o solinho enquanto pensava em vocês caros amigos a irem para o trabalho nesta dolorosa segunda feira (agora foi maldade eu sei, mas pronto.....)... Enfim, ainda há boas vidas!!

Amanhã parto para Dalat cedo numa jornada não muito longa (140 km) mas que é sempre a subir, fica nas montanhas Dalat, pelo que é bem provável que as motas avariem pelo caminho. Vamos lá burrinha!!

Beijinhos e abraços!! Até à próxima!