sábado, 1 de novembro de 2014

Sa Pa, Phong Nha e Hue

Olá!

Bom, depois de ter estado no paraíso por uma noite, voltei a Hanoi e na noite seguinte segui para Sapa, ao norte do Vietnam quase junto à fronteira com a China. Sapa é uma vila pequena no meio das montanhas e à sua volta existem imensas pequenas aldeias habitadas por pessoas de diferentes tribos e que ainda subsistem muito à base do cultivo do arroz e da criação de animais. O que torna este local interessante é sem dúvida as paisagens uma vez que existe um longo e profundo vale cheio de campos de cultivo de arroz, tornando-o numa muito agradável surpresa à vista como vou tentar demonstrar nas fotos que se seguem.

Viajei juntamente com um pessoal que conheci no dia anterior, dois alemães e dois holandeses. Ao chegarmos fomos fazer o check in ao hostel e decidimos alugar motas para passearmos à vontade pela zona e ver o vale como deve de ser. Os alemães foram preguiçosos e foram dormir mas lá fui mais os dois holandeses explorar as redondezas, isto após lhes ter dado uma breve aula de condução de motas manuais, coisa que nunca tinham conduzido. Aqui o trânsito já é normal, sem muitos veículos portanto conduzir aqui não foi assim um grande desafio nem um grande risco, ao contrário do que seria guiar nos grandes centros urbanos. Lá é que os vietnamitas demonstram todo o seu potencial racer!! Seguem algumas fotos:




o grande veículo, uma honda wave!!
À tarde fomos almoçar ao centro da cidade, desta vez já com os alemães no grupo e passear pela vila, que é bastante pequena ptt foi um passeio curto e depois fomos novamente andar de mota, desta vez pelo meio das aldeias dos humildes habitantes locais. A estrada que existe, a certo ponto é feita de lajes de cimento estreitas, sendo que carros já não conseguem avançar mais, pelo que toda a gente aqui tem uma mota (pelo menos). Passamos literalmente pelo meio das pequenas aldeias que compõem a paisagem, vendo os arrozais, porcos, patos, putos todos badalhocos a brincar na lama, coubes, cenouras, feijão berde, feijão encarnado, enfim, vê-se muita coisa (na verdade não vi nada cultivado que reconhecesse a não ser arroz... mas estou certo que plantam mais outras coisas por aqui).











E o dia foi basicamente isto, ver paisagens bonitas e passear de mota. Infelizmente, como isto aqui é frio e eu sou uma flor de estufa com ares condicionados, etc, fiquei com uma amigdalite mas felizmente já tinha antibióticos comigo pelo que evitei a aventura de ir a um hospital nestas bandas, e ptt já estou a caminho de ficar novamente a 100%!

No dia seguinte o pessoal que estava comigo decidiu ir fazer um trek e ficar a dormir numa dessas aldeias que por lá havia mas isso era algo que não estava muito para fazer, ainda para mais doente, pelo que decidi não ir para voltar a Hanoi nessa mesma noite. E assim foi, depois de nos despedirmos com a certeza que nos voltávamos a ver (toda a gente faz os mesmos percurso aqui, ou se vai para baixo ou para cima, tanto que hoje já estive com eles novamente e devo ir jantar de seguida com eles também), lá fui eu passear à vila sozinho mas não por muito tempo pois logo encontrei dois bifes que já conhecera antes em ha long bay e ptt, já tinha arranjado novos companheiros para o passeio. Este dia foi basicamente o mesmo, mota novamente e passear um bocado pelos mesmo sítios... Aquilo na verdade não tem muito que fazer para além de treks para caminhar... Deixem-me apenas contar um episódio caricato que aconteceu. Estava eu mais os meus amigos ingleses a caminhar para irmos ver a "Love waterfall" (sim já sei o que estão a pensar, paneleiro, foste à Ásia para isto, depois é os ladyboys, etc) quando nos cruzamos com um grupo de asiáticos que não chegamos a perceber de onde eram, pois não falavam ponta de inglês, mas que ficaram excitadissimos de nos verem ao que começaram todos a pedir para tirarmos fotos com eles... Bem só rir, foi tudo desde o homem, a mulher, os tios, os vizinhos e até o avô da família. Enfim deixo-vos uma foto deste momento, a única que tenho é com o avô da família. Vimos a cascata, é fixe, e de seguida voltamos aos passeios de mota. Enfim, o resto do dia foi mais do mesmo e à noite voltei para Hanói.





Cheguei a hanoi por volta das 4 da manhã, o que é sempre bom, especialmente quando está a chover, mas lá cheguei ao hostel onde tinha ficado, não sem antes ter sido perseguido por um vietnamita chato como a merda, sempre a perguntar onde ia e se precisava de boleia, que teimava em manter um sorriso estúpido e perguntar coisas dos género: "Whe you go? Cheap hotel!! Whe you fom?", sim porque quem já ouviu asiáticos a falar inglês percebe que os "r"s para eles é algo dificil de dizer... Lá me deixaram subir à sala de convívio onde finalmente pude dormir convenientemente, porque nos autocarros vamos constantemente aos saltos (cá as estradas ainda deixam um bocado a desejar...). Este dia foi basicamente descansar, comer, enfim, matar o tempo, à espera do autocarro nocturno que me iria levar até phong nha, um parque nacional onde existem umas grutas espectaculares!

E assim foi, lá fui eu novamente tentar dormir aos saltos, num autocarro que mais parece uma janela do red light district de amesterdão, numa jornada de cerca de 8 horas... Na boa!!! Conheci um casal de polacos nesta viagem, o que foi bom , pois deu para mandar o meu bitaite em polaco, ao que eles ficaram impressionadíssimos, tal é o meu nível excepcional de dizer "Percebo um pouco de polaco.". Sim foi só isto. pff não menosprezem mas eu desisti a meio do curso de polaco e aquilo é dificil como o raio de aprender!

Lá chegamos ao hostel, depois de apanhar-mos um bus local, onde é sempre engraçado perceber na cara dos locais "Mas que raio fazes tu aqui?!", e para não variar, voltei a encontrar pessoal que já conhecia e ptt deixava de estar só novamente. Neste caso, um holandês, um inglês, um sueco e duas inglesas. Fomos alugar novamente umas scooters para irmos ver as tais famosas grutas, a Paradise cave e a Dark cave. A viagem em si é logo espectacular! Andar com estas paisagens a circundar é muito bom e aqui, sendo uma zona com turismo recente (5 anos ouvi dizer...) as pessoas ainda ficam algo admiradas e os putos todos contentes de nos ver passar!

Após meia hora de viagem lá chegamos à paradise cave! Tivemos primeiro que subir uns bons lances de escadas para chegar à entrada da gruta, o que não é fácil com este calor e humidade, sendo que fiquei assim num estado bem apetitoso para as miúdas! Lá entramos na gruta e de facto esta é muito boa! Uma altura impressionante em alguns pontos e formações geológicas espectaculares! Depois seguimos para a dark cave. Daqui não tenho fotos pois era para ir de calções apenas e ficar todo molhado, mas basicamente consistiu em fazer slide até à entrada da gruta, nadar lá para dentro, andar um bocado num sitio cheio de lama e ficarmos todos cagados, nadar mais um bocado, apreciar a escuridão total e depois voltar de canoa até à base. Foi um dia bem passado sem dúvida e recomendo a quem vier a passar por estas bandas no futuro!








À noite foi jantar pelo hostel, jogar bilhar com o inglês e mandar uma coças a duplas de franceses e pessoal doutros lados e depois xixi cama.

No dia seguinte levantei-me cedo, já sem a companhia dos meus amigos do dia anterior pois já tinham partido num autocarro que passara ainda mais cedo, arranjei as coisas e decidi experimentar os transportes públicos locais até hue. Não tão confortáveis é certo, mas baratos e com a sensação continua de ser observado e de estar a ser gozado na cara enquanto eu apenas sorrio feito anormal.. Talvez estivessem mesmo só felizes por me verem, mas a verdade é que se riam muito e depois olhavam para mim e eu ficava naquela... tá bém.... Bom, foi uma pequena aventura mas tudo tranquilo, conheci uns 3 locais simpaticos, um pediu-me ajuda nos trabalhos de casa de inglês, outro era professor universitário não sei bem do quê em ho chi min city (antiga Saigão). Ficou já prometido que depois bebemos umas quando lá chegar, o que foi fixe da parte dele, até porque depois me ajudou também lá com uns tranfers de bus. Um tipo porreiro pá!

Chegado a Hue, apanhei mais um moto taxi até ao centro e lá fui eu em busca de hostel. Resolvido o assunto decidi ir visitar a cidade de  mota mas com um guia a guiar e eu ia apenas atrás a ver e a tirar fotos. Mr Ty, é o seu nome e levou-me a ver uns templos e a cidade em geral. Hue foi na verdade a capital do Vietnam até à instalação do regime comunista ainda vigente no país. Portante é uma cidade com muita história e coisas bonitas para ver.








Voltando ao hostel, já tinha dois novos companheiros de 4o, neste caso um holandês, uma galesa e um chinês que já estava quando eu cheguei. Decidimos ir jantar fora os 4 e depois sair, uma vez que era haloween e por cá, devido à americanização da coisa, até é uma festa grande para muita gente. Demos a provar ao chinês pela primeira vez uísque, coisa que gostou, mas que fez aquela cara de criança quando tenta a primeira vez! Só rir!! homem não dado aos consumo de álcool, ao fim da segunda cerveja já estava bêbado! Entre cervejas lá fomos passando a noite, altura em que conheci portugueses (finalmente!!). Foi bom voltar a falar sem ter de pensar antes, dizer asneiras, enfim, coisas que uma pessoa em casa não dá valor! E melhor, donde eram estas 3 pessoas que conheci.. Pois nada mais nada menos que Ferrel... Só rir! A noite lá se fez, foi bem porreira, beca beca beca beca, e depois lá fomos até uma disco local.

No dia seguinte (hoje) aproveitei para descansar e visitar a pé e com mais calma o que faltava de ver da cidade. A cidade tem uma citadela muito impressionante para quem gosta de história e essas coisas, com grandes muralhas à volta e depois com templos e casas oriental style no interior.








À pouco fui jantar com os holandeses e alemães com quem estive em Sapa e amanhã parto para Hoi an, um pouco mais a sul. Lá supostamente há boa praia e sou capaz de lá ficar um dias a ganhar uma corzinha e a ver se mando um surf!!

Até à próxima!!

Sem comentários:

Enviar um comentário